Super Bom

ORIGEM
Um grupo de homens, talvez ignorando os resultados da simples idéia de fabricar suco de uva, lançou em 1925 os fundamentos da atual Superbom.
A fabricação de suco de uva, atividade única e principal, iniciou-se no porão de uma velha casa situada atrás da cozinha do então Colégio Adventista Brasileiro, posteriormente IAE e hoje Centro Universitário Adventista - Campus SP (UNASP). “Ali foram produzidos, em meio de uma grande dificuldade, os primeiros produtos que eram: suco e doce de uva, apresentando já ótima qualidade”.
Em princípio, esta produção trouxe um benefício limitado, pois o suco e doce de uva eram consumidos pelos alunos do CAB, sendo que a quantidade produzida era mínima.
O Senhor Adolpho Bergold, diretor da fazenda do colégio, auxiliado pelo Senhor Evaldo Belz, encaminhou em 1935 a produção e desenvolveu a venda do suco de uva como uma maneira de adicionar as finanças em favor da Instituição. Mas fica claro que a data de início da produção é o ano de 1925, quando a escola começou a fabricação para uso interno, ou seja, dos estudantes.
Em 11 de janeiro de 1944, sob a direção de Ernesto Bergold, a fábrica se tornou legalmente incorporada e nos anos sucessivos teve grande expansão e rápido progresso.
A idéia da marca Superbom surgiu de uma entrevista do Diretor do Colégio, Pastor Domingos Peixoto da Silva, no ano de 1936, com o Presidente da República, Getúlio Vargas, o qual foi brindado com o Suco de Uva. Ao ser indagado sobre a qualidade do produto, o Presidente respondeu: “É super bom!” Desde então o Departamento Industrial do Colégio registrou a sua linha de produção com a marca Superbom.

DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO
Atualmente, a Superbom encontra-se situada próxima ao UNASP, no município de São Paulo.
As barreiras vencidas para chegar até essa posição foram muitas. Desde sua criação (1920) tem atingido um nível elevado de progresso. As modernas instalações que possui e a qualidade dos produtos fabricados são o fruto de um longo trabalho, efetuado com perícia, higiene, cuidado e muito amor.
Na abertura da feira do centenário do município de Santo Amaro, em 1932, o prefeito local tomou contato com a produção industrial do Colégio Adventista, que passou a produzir suco de uva para o público externo, sendo comercializado em 1935 como produtos Excelsior.
Por volta do ano 1937, a fábrica, mercê a seu vertiginoso crescimento, é transferida para o local onde se encontrava o moinho da escola. O Sr. Ernesto Bergold colabora decididamente nessa época. Também se percebe o aumento dos produtos. Já em 1940 são produzidos: geléia real e de outros tipos, farinha de trigo integral, manteiga de amendoim e mel, assim como melado, rapadura, cevada, farinhas de centeio e mandioca, fubá, geléia de amora (com semente e tudo) e laranja.
No ano de 1941, sofre outra mudança e traslada-se para uma construção localizada onde atualmente se encontram os laboratórios do UNASP. Nesse ano surge também um novo produto: pipoca.
Nessa época, o processamento dos produtos é feito de maneira rudimentar. Por exemplo: para fazer o creme de amendoim, este era moído em máquinas de moer carne.
No quadriênio 1941-1945, graças aos incansáveis esforços do Sr. Ernesto Bergold, construiu-se um grande prédio na colina da atual fábrica e mudou-se àquele lugar definitivamente em 1946. “Nesse período se ergueu a vetusta chaminé, que com seus bafos fumarentos, indicava a que bom vapor prosseguia a fábrica, devido a suas boas instalações”.
Em 5 de novembro de 1943, os produtos Superbom foram recompensados com a Medalha de Ouro numa exposição na cidade de São Paulo e mais tarde ganham uma Medalha de Prata na Feira Mundial de Bruxelas, Bélgica.
Posteriormente, o Sr. Arno Schwantes substitui ao Sr. Ernesto Bergold na direção da fábrica e em fins de 1951 o Pr. Germano Ritter ocupa a gerência por um ano. Nesse mesmo ano é lançado um novo produto o qual foi bem aceito: extrato de tomate.
Em 1953, o Senhor Dermival Stockler de Lima, assume a gerência e por doze anos empreende importantes melhorias.Surgem novos produtos, como sojinha, cremel, geléias de morango e maçã, suco de maracujá, etc. O plano da construção de uma filial em Videira, Santa Catarina, é levado a efeito.